Formação de Redes Sociais de Co-Autoria na área de Gestão de Pessoas: Uma Análise Bibliométrica em Periódicos Brasileiros no Triênio de 2007 a 2009

Autores/as

  • Danielle Regina Ullrich
  • Josiane Silva de Oliveira
  • Angela Beatriz Busato Scheffer

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61968

Palabras clave:

Gestão de Pessoas, Redes Sociais, Redes de Coautoria, Análise Bibliométrica

Resumen

Este artigo propôs-se a analisar a formação da estrutura das redes sociais de coautoria da área de gestão de pessoas no Brasil, no período de 2007 a 2009, a partir da produção bibliográfica presente nos periódicos nacionais da área de Administração. Aliando elementos referentes às abordagens de produção científica na área de Gestão de Pessoas e de análise de redes sociais, procurou-se mostrar um panorama da formação das redes de autoria, coautoria, e das instituições envolvidas. Para tanto, esta pesquisa, de caráter quantitativo, analisou a produção científica em 14 periódicos brasileiros com alto fator de impacto. A análise da rede de cooperação acadêmica foi feita por meio do software UCINET 6.0. Salienta-se que, para a definição da amostra dos artigos que foram analisados, utilizaram-se as expressões Gestão de Pessoas e Recursos Humanos como sinônimos. Os resultados apresentaram uma baixa densidade e heterogeneidade na formação da rede, o que indica que há pouca colaboração para publicação na área, tanto em relação aos pesquisadores quanto às instituições. Contudo, observou-se que há um número maior de parcerias entre as instituições do que entre os autores, o que pode sinalizar que, internamente, nos programas de Pós-Graduação no Brasil, não há uma estruturação de relações de coautoria da área.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Danielle Regina Ullrich

    Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Administração e Turismo e Lazer pela FURB.

  • Josiane Silva de Oliveira

    Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Angela Beatriz Busato Scheffer

    Professora no Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Número

Sección

Gestão de Pessoas em Organizações

Cómo citar

Formação de Redes Sociais de Co-Autoria na área de Gestão de Pessoas: Uma Análise Bibliométrica em Periódicos Brasileiros no Triênio de 2007 a 2009. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 553-570. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61968