Marcas como Reflexos de Valores Humanos

Autores/as

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61971

Palabras clave:

Marcas, Consumo, Valores, Etnografia da comunicação, Linguagem

Resumen

Nos últimos anos tem sido crescente o interesse pelo entendimento da influência dos valores humanos dos consumidores em seus comportamentos de consumo. O interesse pelo estudo das marcas, por sua vez, também tem aumentado, como reflexo da importância que elas têm assumido como critério de escolha de compra. Nesse sentido, assume-se que os consumidores preferem marcas cujos valores estejam alinhados aos seus próprios. Com isso em mente, realizamos o presente estudo a fim de identificar os valores das marcas, assumindo-os como reflexos dos valores humanos de seus usuários, representados simbolicamente por estes. Para tal, uma etnografia da comunicação foi realizada, por meio da observação participante da interação cotidiana de pessoas de diferentes grupos sociais. Tal procedimento nos levou à identificação de diversos valores associados às marcas pelos consumidores, pois estas são mencionadas em seus discursos em interação e significados lhes são atribuídos. Ao final, analisamos algumas contribuições que o presente estudo propiciou ao entendimento da influência dos valores humanos nas escolhas de consumo, especificamente de sua relação com as marcas.

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Biografía del autor/a

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE) – Recife-PE, Brasil. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello

    Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE) – Recife-PE, Brasil. Doutor em Marketing pela City University London (CassBusiness School). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Marcas como Reflexos de Valores Humanos. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 589-606. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61971