Mensuração das relações da satisfação dos clientes de operadora de telefonia celular

Autores/as

  • Marcelo Brutti Righi
  • Paulo Sergio Ceretta

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61972

Palabras clave:

Satisfação dos Clientes, Lealdade dos Clientes, Modelo Estrutural, Partial Least Squares

Resumen

A fim de conquistar a lealdade dos clientes, as empresas vêm tentando, incessantemente, maximizar a satisfação deles. Para o alcance de tal propósito e a quantificação dessa satisfação, diversos modelos estruturais foram desenvolvidos. O presente estudo utiliza um desses modelos, o ECSI, buscando mensurar as relações que envolvem a satisfação dos clientes de telefonia celular. Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa descritiva baseada no método Partial Least Squares-Path Modeling, que se caracteriza por sua robustez diante de modelos estruturais compostos por dados com falta de normalidade. Os dados foram coletados mediante questionários respondidos aleatoriamente por 372 clientes de operadora de telefonia celular na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos permitem concluir que os constructos de qualidade percebida e valor percebido apresentaram maior impacto na formação da satisfação dos clientes. Além disso, a Satisfação dos clientes é o principal fator responsável pela formação da Lealdade dos mesmos, seguido por Reclamações e Imagem. Constatou-se também que não há distinção significativa nas percepções sobre satisfação entre o grupo de homens e mulheres.

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Biografía del autor/a

  • Marcelo Brutti Righi

    Mestrando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria-RS, Brasil. Graduado em Administração pela Universidade Federal de
    Santa Maria.

  • Paulo Sergio Ceretta

    Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria-RS, Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Administração pela Universidade Federal de
    Santa Maria.

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Mensuração das relações da satisfação dos clientes de operadora de telefonia celular. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 607-626. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61972