Comunicação Interna no Âmbito da Gestão Pública: O Caso de uma Autarquia Pública Federal Brasileira

Autores

  • Priscila Reinaldo Marson
  • Verônica Feder Mayer
  • Heloisa Guimarães Peixoto Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.61999

Palavras-chave:

Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Administração Pública

Resumo

O artigo pretende apresentar um estudo de caso sobre a adoção e utilização de novos canais de comunicação interna em uma autarquia pública federal. O estudo foi realizado no Instituto Nacional do Seguro Social, em São Paulo, entre julho de 2008 e julho de 2009, e objetivou acompanhar o período em que um novo plano de comunicação interna foi desenvolvido e implantado em sua fase inicial. A metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso, composto de análise documental, pesquisa de campo e entrevistas em profundidade realizadas com servidores da instituição. Como resultado, foi possível observar as resistências internas e as dificuldades enfrentadas na gestão do novo plano. Dentre suas conclusões, o trabalho destaca a necessidade de um estudo prévio sobre as condições das relações e práticas desenvolvidas em uma unidade de serviço público quando da adoção de novas ferramentas de comunicação. Destaca também a importância de ações de planejamento e gestão na implantação das ações de comunicação pretendidas, incluindo esforços de endomarketing, para sensibilizar os usuários sobre o significado e importância da comunicação interna na promoção de maior agilidade e eficiência no trabalho, para a oferta de melhores serviços públicos aos usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Reinaldo Marson
    Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói-RJ, Brasil. Analista de Comunicação Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  • Verônica Feder Mayer
    Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói-RJ, Brasil. Doutora em Administração pela COPPEAD/UFRJ, com extensão na UIUC (University of Illinois at Urbana-Champaign, USA).
  • Heloisa Guimarães Peixoto Nogueira
    Professora Adjunta do Curso de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia e Mestrado em Memória Social e Documento na UNIRIO. Doutora em Letras pela PUC-RIO.

Downloads

Edição

Seção

Administração Pública

Como Citar

Comunicação Interna no Âmbito da Gestão Pública: O Caso de uma Autarquia Pública Federal Brasileira. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(1), 43-60. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.61999