O Constructo Assédio Moral na Relação Aluno-Professor na Perspectiva de Professores Universitários.

Autores

  • Roberto Brasileiro Paixão Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração
  • Daniel Reis Armond de Melo Universidade Federal do Amazonas
  • Jader Cristiano de Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Jorge Santos Néris Universidade Federal do Oeste da Bahia

Palavras-chave:

Assédio Moral, Ensino Superior, Relação Aluno-Professor, Discurso do Sujeito Coletivo.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão do constructo assédio moral na relação aluno-professor. Tal conceito, de cunho geral, leva ao questionamento de como esse constructo é compreendido por professores universitários que o vivenciam em suas práticas de trabalho. No sentido de responder ao questionamento, foram realizadas 42 entrevistas com docentes universitários. Os dados coletados foram tabulados e organizados por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados indicam seis discursos coletivos, que têm como ideias-chave: constrangimento ao professor, pressão para obter vantagens, falta de respeito, condutas difamatórias recorrentes, obstáculos ao propósito da docência e ameaça à integridade moral e física. O aprofundamento do entendimento do assédio moral na relação aluno-professor é relevante, pois contribui para uma maior consciência e reflexão sobre comportamentos destrutivos que não são mais aceitáveis no estágio evolutivo da sociedade moderna e, sobretudo, que ainda ocorrem em um grupo social no qual se propõe precipuamente formar cidadãos socialmente responsáveis e moralmente íntegros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Brasileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração
    Professor Adjunto da Escola de Administração da UFBA ̶ Salvador-BA, Brasil Doutor em Administração pela UFBA
  • Daniel Reis Armond de Melo, Universidade Federal do Amazonas
    Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas ̶ Manaus-AM, Brasil Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jader Cristiano de Souza-Silva, Universidade do Estado da Bahia
    Professor Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB ̶ Salvador-BA, Brasil Professor Titular do Mestrado em Administração da UNIFACS Professor do Departamento de Administração da FAINOR Doutor em Aprendizagem Organizacional (UFBA/Michigan State University)
  • Jorge Santos Néris, Universidade Federal do Oeste da Bahia
    Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) ̶ Barreiras- BA, Brasil Doutor em Psicologia pela UFBA

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

O Constructo Assédio Moral na Relação Aluno-Professor na Perspectiva de Professores Universitários. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(3), 415-432. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99946