COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA WEB
Palavras-chave:
Mecanismos de Coordenação, Gestão do Conhecimento, Educação a Distância via Web, Gestão de Cursos de Educação a Distância.Resumo
A educação a distância via Web tem crescido no Brasil tanto em número de matrículas como em
porcentual de participação no ensino superior. Isso tem acarretado desafios operacionais e administrativos às
instituições de ensino e aos profissionais envolvidos na prestação desse serviço. Tais desafios se manifestam
em diversos aspectos, envolvendo características individuais, estrutura organizacional, competências e
processos de conhecimento. Este trabalho tem por objetivo identificar mecanismos de coordenação e analisar
suas contribuições na gestão do conhecimento de cursos de ensino superior a distância via Web. Para isso,
foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, que envolveu entrevistas com especialistas em educação a distância. Os resultados do trabalho apresentam os mecanismos que podem ser usados para a coordenação desse tipo de curso, distribuídos em quatro categorias: (i) mecanismos de design da organização, (ii) mecanismos de trabalho, (iii) mecanismos de tecnologia e (iv) mecanismos sociais (interpessoais). As conclusões indicam a viabilidade da utilização desses mecanismos na realidade do ensino superior a distância via Web no Brasil.