COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA WEB

Autores

  • Josiane Brietzke Porto Universidade do Vale do Rio do Sinos
  • Mírian Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Rocha de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Mecanismos de Coordenação, Gestão do Conhecimento, Educação a Distância via Web, Gestão de Cursos de Educação a Distância.

Resumo

A educação a distância via Web tem crescido no Brasil tanto em número de matrículas como em
porcentual de participação no ensino superior. Isso tem acarretado desafios operacionais e administrativos às
instituições de ensino e aos profissionais envolvidos na prestação desse serviço. Tais desafios se manifestam
em diversos aspectos, envolvendo características individuais, estrutura organizacional, competências e
processos de conhecimento. Este trabalho tem por objetivo identificar mecanismos de coordenação e analisar
suas contribuições na gestão do conhecimento de cursos de ensino superior a distância via Web. Para isso,
foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, que envolveu entrevistas com especialistas em educação a distância. Os resultados do trabalho apresentam os mecanismos que podem ser usados para a coordenação desse tipo de curso, distribuídos em quatro categorias: (i) mecanismos de design da organização, (ii) mecanismos de trabalho, (iii) mecanismos de tecnologia e (iv) mecanismos sociais (interpessoais). As conclusões indicam a viabilidade da utilização desses mecanismos na realidade do ensino superior a distância via Web no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Josiane Brietzke Porto, Universidade do Vale do Rio do Sinos

    Professora na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) –
    Porto Alegre-RS, Brasil
    Doutoranda e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade
    Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Especialista em Melhoria de Processos de Software pela Universidade
    Federal de Lavras (UFLA)
    Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário La Salle
    (UNILASALLE)

  • Mírian Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração da
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) –
    Porto Alegre-RS, Brasil
    Pós-doutora no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universdade
    Técnica de Lisboa em Portugal
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio
    Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio
    Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade
    Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    E-mail: miriano@pucrs.br

  • Leonardo Rocha de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia
    Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre-RS, Brasil
    Pós-doutorado na University of Skövde na Suécia
    Ph.D. em Tecnologia da Informação pela Universidade de Salford
    na Inglaterra. Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFRGS). Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio
    Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA WEB. (2015). REGE Revista De Gestão, 22(2), 275-291. https://revistas.usp.br/rege/article/view/102660