A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE VALOR E RETENÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FACULDADES E UNIVERSIDADES PARTICULARES
Palavras-chave:
Percepção de Valor, Retenção, Instituição de Ensino Superior, Moderação e Modelagem de Segunda Ordem.Resumo
A relação entre percepção de valor e retenção de alunos vem sendo estudada em grande escala em periódicos nacionais e internacionais. Uma das maneiras de analisar o relacionamento com os discentes é entender a percepção de valor por parte deles. Com base nisso, o presente artigo propõe um estudo alternativo dessa relação, comparando amostras coletadas em universidades e faculdades particulares, por meio da modelagem de segunda ordem. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da percepção de valor na retenção de alunos de Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, pretendeu-se analisar a possível influência moderadora do tipo da IES (esta caracterizada como faculdade ou universidade) na relação entre percepção de valor e retenção. Para isso, foram aplicados quinhentos e dezesseis questionários a alunos de graduação de quatro IES (duas faculdades e duas universidades) localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Nos resultados, a modelagem de segunda ordem foi proposta como um paradigma alternativo aos modelos tradicionais de MEE, gerando relações funcionais mais robustas e confiáveis. Além disso, aceitou-se a hipótese de moderação.Downloads
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Publicado
2016-02-26
Edição
Seção
Marketing
Como Citar
A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE VALOR E RETENÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FACULDADES E UNIVERSIDADES PARTICULARES. (2016). REGE Revista De Gestão, 22(3), 417-433. https://revistas.usp.br/rege/article/view/111479