A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE VALOR E RETENÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FACULDADES E UNIVERSIDADES PARTICULARES

Autores

  • Fernando de Oliveira Santini UNISINOS
  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Clecio Falcão Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elivelto Nagel da Rosa Finkler

Palavras-chave:

Percepção de Valor, Retenção, Instituição de Ensino Superior, Moderação e Modelagem de Segunda Ordem.

Resumo

A relação entre percepção de valor e retenção de alunos vem sendo estudada em grande escala em periódicos nacionais e internacionais. Uma das maneiras de analisar o relacionamento com os discentes é entender a percepção de valor por parte deles. Com base nisso, o presente artigo propõe um estudo alternativo dessa relação, comparando amostras coletadas em universidades e faculdades particulares, por meio da modelagem de segunda ordem. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da percepção de valor na retenção de alunos de Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, pretendeu-se analisar a possível influência moderadora do tipo da IES (esta caracterizada como faculdade ou universidade) na relação entre percepção de valor e retenção. Para isso, foram aplicados quinhentos e dezesseis questionários a alunos de graduação de quatro IES (duas faculdades e duas universidades) localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Nos resultados, a modelagem de segunda ordem foi proposta como um paradigma alternativo aos modelos tradicionais de MEE, gerando relações funcionais mais robustas e confiáveis. Além disso, aceitou-se a hipótese de moderação.

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Biografia do Autor

  • Fernando de Oliveira Santini, UNISINOS

    Coordenador de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdaade Senac
    Porto Alegre ̶Porto Alegre-RS, Brasil
    Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    (UNISINOS) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM
    Doutor em Administração pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
    Grande do Sul. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Luterana
    do Brasil

  • Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São LeopoldoRS, Brasil Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa . Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clecio Falcão Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutorando e Mestre em Administração e Negócio no Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS, Brasil
  • Elivelto Nagel da Rosa Finkler
    Presidente do Conselho Superior e Diretor Geral da Faculdade Senac Porto Alegre ̶Porto Alegre-RS, Brasil Mestre em Desenvolvimento com foco em gestão e desenvolvimento de organizações

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Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE VALOR E RETENÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FACULDADES E UNIVERSIDADES PARTICULARES. (2016). REGE Revista De Gestão, 22(3), 417-433. https://revistas.usp.br/rege/article/view/111479