APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO DE GESTORES: COMO APRENDEM OS GESTORES EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR PETROQUÍMICO
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Formação de Gestores, Perspectiva Informal.Resumo
O ambiente empresarial vem sendo marcado por crescente instabilidade e complexidade. Nesse contexto, a aprendizagem organizacional torna-se estratégica para as organizações que almejam obter vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Outra questão igualmente importante refere-se ao processo de educação e formação gerencial, tendo em vista que os gestores são elementos-chave na administração do processo produtivo. Sob tal perspectiva, este artigo tem como propósito analisar como e onde ocorre o processo de formação de gestores em uma indústria do setor petroquímico, à qual denominou-se, ficticiamente, de Sigma S.A. A abordagem da pesquisa empírica foi, fundamentalmente, qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso simples e a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), para a interpretação dos achados empíricos. Como resultado, verificou-se que, na Sigma, S.A., o processo de formação gerencial ocorre, predominantemente, a partir de uma perspectiva informal de aprendizagem, isto é, das interações sociorrelacionais e do compartilhamento de conhecimentos e experiências no próprio contexto de trabalho. Observou-se, ainda, que a mentoria é amplamente adotada na organização, como forma de criação e disseminação de conhecimentos, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento de novas competências gerenciais. Outro aspecto relevante refere-se à não observância de comunidades de prática na empresa, embora a cultura organizacional favoreça o surgimento dessas estruturas sociais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-02-26
Edição
Seção
Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO DE GESTORES: COMO APRENDEM OS GESTORES EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR PETROQUÍMICO. (2016). REGE Revista De Gestão, 22(3), 381-402. https://revistas.usp.br/rege/article/view/111482