A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: uma experiência com estudantes de administração

Autores

  • Liliana Vasconcellos Jacobsohn Universidade Anhembi Morumbi
  • Maria Tereza Leme Fleury Rockfeller Foundation

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36511

Palavras-chave:

Educação a Distância, e-learning, Interação Assíncrona, Fórum de Discussão

Resumo

Com o crescimento da Internet, novas possibilidades se apresentam para a utilização do e-learning, tendo-se em vista, principalmente, a flexibilidade de comunicação entre o professor e aluno. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição do Fórum de discussão (ambiente de comunicação assíncrona através da Internet) para o aprendizado do aluno. A pesquisa empírica foi realizada com 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração, onde o Fórum foi utilizado como complemento das aulas presenciais. Os resultados indicaram que, na percepção dos alunos, houve contribuição do Fórum para o aprendizado. Dentre os aspectos que possivelmente influenciaram positivamente esse resultado estão a oportunidade de o aluno expor suas opiniões, que lhe possibilita uma maior participação, os bons comentários enviados e a leitura das mensagens. Por outro lado, os aspectos que pareceram limitar essa contribuição foram a superficialidade das discussões, o baixo nível de interação e a baixa participação dos professores e monitores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-03-01

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: uma experiência com estudantes de administração . (2005). REGE Revista De Gestão, 12(1), 69-80. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36511