Alianças estratégicas e redes colaborativas como alternativa competitiva para o pequeno varejista: um estudo comparado

Autores

  • Mario Nei Pacagnan Faculdade Paranaense; Instituto Global de Estudos Avançados

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36539

Palavras-chave:

Competitividade, Associativismo, Redes, Varejo

Resumo

Neste início do século XXI muitos estudos apresentam como foco as alianças estratégicas, que nos segmentos industriais se dão através da integração vertical da cadeia de produção. Essa estratégia de cooperação busca a aquisição de novas vantagens competitivas em segmentos altamente competitivos. Assim como nos segmentos industriais, o setor varejista tem visto sua lucratividade decair com o aumento da concorrência. A entrada no país de grandes redes internacionais a partir da década de 1990 exigiu que os pequenos e médios comerciantes locais também buscassem alternativas para a ampliação de suas vantagens competitivas. Os pequenos varejistas, não dispondo de poder de barganha dentro da estrutura de sua indústria, passaram a buscar nas redes de cooperação elementos que pudessem contribuir para a sua permanência no mercado. Este artigo visa identificar como está ocorrendo esse processo e quais os benefícios e os entraves à formação de redes associativistas entre concorrentes. Mediante a análise de dois casos (uma rede de supermercados e uma rede de materiais de construção) puderam-se averiguar as vantagens e desvantagens desse processo para os pequenos varejistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Estratégia das Organizações

Como Citar

Alianças estratégicas e redes colaborativas como alternativa competitiva para o pequeno varejista: um estudo comparado . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(spe), 19-30. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36539