Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de administração de Minas Gerais

Autores

  • Marcos Antônio de Camargos Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Mirela Castro Santos Camargos UFMG; CEDEPLAR
  • Carla Jorge Machado UFMG; Departamento de Demografia

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36554

Palavras-chave:

Preferências de Ensino, Análise Fatorial, Ensino Superior

Resumo

A opinião do aluno é fundamental para o ambiente de ensino e para aqueles que nele atuam como professores e gestores escolares. O objetivo do presente estudo é identificar as preferências dos alunos, a fim de avaliar sua percepção das condições de ensino: didática e formas de avaliação utilizadas pelos professores; interação professor-aluno; comprometimento/comportamento dos professores. A pesquisa foi realizada em uma amostra, estratificada por turno e por período (213 alunos), representativa do quadro discente dos quatro anos de um curso de Administração de uma instituição de ensino superior particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto de 60 afirmativas, cujas respostas foram estruturadas por meio de uma escala tipo Likert. Para analisar as respostas dos alunos, aplicou-se uma análise fatorial, que permitiu avaliar as opiniões gerais manifestadas pelos sujeitos. De acordo com as preferências relatadas pelos alunos, foi possível observar a existência de quatro fatores, que foram denominados: estruturação e facilitação do ensino, estratégias de avaliação, planejamento do curso e estratégias de aprendizagem.

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Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de administração de Minas Gerais . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(2), 1-14. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36554