Comportamento do consumidor organizacional de laranja e suco de laranja

Autores

  • Everton Molina Campos Centro Universitário Barão de Mauá
  • Frederico Fonseca Lopes Grupo PENSA
  • Ricardo Messias Rossi Grupo PENSA
  • Marcos Fava Neves USP; FEARP

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36567

Palavras-chave:

Comportamento Organizacional, Laranja, Mercado

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o comportamento do consumidor industrial de laranja no Brasil, caracterizando-o quanto ao comportamento de compra e identificando os principais problemas encontrados por esse importante agente, tendo em vista a importância deste setor, responsável por 30% da produção mundial e por 49% da produção de frutas no Brasil. O artigo também apresentará alternativas para a melhoria mercadológica da laranja e do suco de laranja em todos os elos da cadeia apontados pelo consumidor industrial. Para isso, aplicou-se um questionário a gestores de estabelecimentos comerciais da cidade de Ribeirão Preto, onde foram levantadas informações sobre o mercado da fruta e do suco de laranja, o comportamento dos consumidores, os principais problemas encontrados durante a compra e comercialização do produto, e sugestões para melhoria na qualidade e imagem do produto entre os consumidores finais. As informações levantadas neste artigo mostram a importância, nas decisões a serem tomadas pela cadeia como um todo, de conhecer o comportamento do consumidor industrial, tanto para o desenvolvimento de novos produtos como para campanhas que visem aumentar o consumo da fruta e do suco de laranja no Brasil, entre outras.

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Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Comportamento do consumidor organizacional de laranja e suco de laranja . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(3), 75-86. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36567