Melhor e mais caro: um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços

Autores

  • Roberto Brazileiro Paixão União Metropolitana de Ensino Superior
  • Adriano Leal Bruni Universidade Federal da Bahia
  • Sérgio Chamadoira Mendonça Silva Universidade Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573

Palavras-chave:

Produto, Preço, Qualidade

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Melhor e mais caro: um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(4), 39-50. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573