Comunidades de prática de consultores: uma estratégia para a gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36581Palavras-chave:
Comunidade de Prática, Consultoria Organizacional, AprendizagemResumo
Como a prática de consultoria organizacional tem no gerenciamento de conhecimento o requisito básico para o atendimento da eficácia de suas atividades, o consultor precisa estar constantemente adquirindo novos conhecimentos e informações. Esses conhecimentos podem ser adquiridos por meio de discussões, interações e reflexão em grupos e comunidades de práticas. Apesar de proporcionarem muitos benefícios aos seus membros, essas comunidades enfrentam dificuldades que impactam na sua sustentabilidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as aspirações, as dificuldades enfrentadas e os benefícios obtidos pela Comunidade de Formação de Consultores Organizacionais, organizada em Recife-PE. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com consultores que participaram da comunidade. Várias dificuldades foram identificadas, destacando-se a pouca disponibilidade de tempo dos consultores para se envolver e se comprometer com a comunidade e o fato de serem pouco abertos a expor suas experiências. Não obstante isso, vários benefícios foram identificados, com destaque para a mudança de postura dos consultores envolvidos, que se tornaram mais eficazes em suas práticas.Downloads
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Publicado
2007-01-01
Edição
Seção
Inovação e Gestão Tecnológia
Como Citar
Comunidades de prática de consultores: uma estratégia para a gestão do conhecimento . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(spe), 45-59. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36581