Mudanças estruturais e estratégicas: um estudo de multicasos sob a perspectiva neo-institucional

Autores

  • Sandro Aparecido Gonçalves PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36594

Palavras-chave:

Educação Superior, Mudanças Institucionais, Homogeneidade Estrutural

Resumo

O presente artigo aborda, sob a perspectiva neo-institucional, as mudanças ocorridas em 31 faculdades, centros universitários e universidades privadas. Com corte seccional e com base em entrevistas longitudinais em um horizonte de oito anos, analisa-se quais foram as principais mudanças estruturais e estratégicas nessas organizações. O trabalho divide-se em três partes; na primeira, faz-se um histórico das mudanças institucionais ocorridas no modelo de Estado brasileiro; em seguida, realiza-se uma análise das mudanças no ensino superior no Brasil; finalmente, conclui-se com métodos quantitativos, apontando-se as mudanças estratégicas ocorridas nas 31 escolas pesquisadas. Pôde-se concluir, ainda que na qualidade de hipótese sustentada empiricamente, que os mecanismos isomórficos mimético, normativo e coercitivos são tanto fatores de homogeneidade estrutural quanto geradores de mudanças que produzem diversidade em dado campo organizacional.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

Mudanças estruturais e estratégicas: um estudo de multicasos sob a perspectiva neo-institucional . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(2), 1-15. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36594