Atitudes dos alunos de administração com relação à estatística: um estudo comparativo entre antes e depois de uma disciplina de graduação

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani USP; FEA-RP
  • Adriana Backx Noronha Viana USP; FEA-RP

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36636

Palavras-chave:

Atitudes, Estatística Aplicada, Avaliação Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil atitudinal de alunos do curso de Administração. O perfil foi obtido pela aplicação de um questionário, a escala SATS (Survey of Attitudes Toward Statistics), no início e ao final de uma disciplina de estatística aplicada da FEA-RP/USP. Assim, foi possível caracterizar as atitudes antes e depois do curso e verificar possíveis alterações em decorrência da disciplina. Foram obtidas quatro dimensões, baseadas na escala original, denominadas: afeto, competência cognitiva, valor e dificuldade. Aplicou-se a análise de agrupamentos, obtendo-se três grupos: otimista, intermediário e pessimista. Analisaram-se também as atitudes considerando-se os sexos masculino e feminino e o período em que a disciplina foi ministrada, diurno e noturno, porém não se constataram diferenças elevadas de atitudes entre essas categorias. Houve uma pequena redução dos escores atitudinais nas quatro dimensões em estudo, o que indica que os alunos passaram a ter uma atitude mais desfavorável ao final da disciplina. Comparando-se as atitudes ao desempenho obtido pelos alunos nas provas realizadas no curso, observou-se que os alunos com melhor atitude apresentam melhores notas, ou seja, as atitudes possuem impacto no desempenho do aprendiz. Ademais, observou-se que os alunos consideram os conhecimentos estatísticos relevantes, porém complexos e de difícil aprendizagem.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Atitudes dos alunos de administração com relação à estatística: um estudo comparativo entre antes e depois de uma disciplina de graduação . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(2), 35-52. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36636