Terceirização de serviços de tecnologia de informação em organizações brasileiras

Autores

  • Edmir Parada Vasques Prado USP; Escola de Artes, Comunicação e Humanidades
  • Hiroo Takaoka USP; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36640

Palavras-chave:

Terceirização, Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação, Setor Privado

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a terceirização de serviços de Tecnologia de Informação (TI). A pesquisa abrange as organizações de porte médio e grande do setor privado localizadas no Brasil. Utilizou-se uma amostra não probabilística contendo 267 serviços terceirizados, presentes em 71 organizações. Os dados foram coletados por meio de questionário e tratados estatisticamente através de técnicas não paramétricas. A pesquisa representa um estudo descritivo, verificando freqüências e relações entre variáveis que caracterizam a organização, os serviços terceirizados e os arranjos contratuais. A partir de um modelo proposto para análise da terceirização da TI, foi possível identificar quatro grupos distintos de organizações e descrever suas características organizacionais, as razões mais freqüentes para terceirizar, as categorias de serviços mais terceirizadas e os arranjos contratuais mais adotados. Adicionalmente, foram identificadas três possíveis relações de causa e efeito entre as características organizacionais, as categorias de serviços terceirizados e os arranjos contratuais.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

Terceirização de serviços de tecnologia de informação em organizações brasileiras . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(2), 99-112. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36640