Aspectos que influenciam a efetividade de políticas e práticas de TD&E na área de tecnologia da informação de uma instituição financeira
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36655Palavras-chave:
Treinamento, Desenvolvimento, Educação, Tecnologia, EfetividadeResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de identificar que aspectos, além dos apontados na literatura, influenciam a efetividade de políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) na área de tecnologia da informação de uma instituição financeira. A revisão de literatura abrangeu periódicos nacionais e internacionais sobre treinamento, desenvolvimento e educação, e subsidiou a elaboração do roteiro de entrevista. Esse roteiro, juntamente com a análise documental relativa a treinamentos e ações de capacitação desenvolvidos pela organização no período de 2005 e 2006, permitiu identificar os aspectos que, de acordo com a percepção de cinco gerentes e cinco analistas da área de TI, influenciaram positiva e negativamente os resultados das políticas e práticas de TD&E. As análises de conteúdo realizadas e sua posterior comparação com a literatura permitiram identificar a existência de aspectos específicos da área de TI que influenciam a efetividade das políticas de práticas de TD&E. A dificuldade de consolidação de conhecimentos e habilidades, decorrente do dinamismo da área, e a necessidade de implementar um programa permanente de formação de novos analistas são alguns dos principais aspectos observados.Downloads
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Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
Aspectos que influenciam a efetividade de políticas e práticas de TD&E na área de tecnologia da informação de uma instituição financeira . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(4), 85-100. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36655