O papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégias

Autores

  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-graduação em Administração
  • Cláudia Beatriz Jotz Centro Universitário La Salle
  • Fernando Bins Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36656

Palavras-chave:

Grupo, Estratégia, Formulação, Implementação, Comunicação, Comprometimento, Integração

Resumo

Esta pesquisa enfoca o funcionamento dos grupos de trabalho no processo de construção e implementação de estratégias. Utilizando a área de marketing para o estudo da relação entre grupos e estratégia, propõe-se verificar qual é a influência das ações dos indivíduos na formação da estratégia de marketing. Para se atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma pesquisa exploratória e qualitativa e outra pesquisa descritiva e quantitativa. A etapa exploratória, realizada a partir de estudo da bibliografia e de entrevistas em profundidade com executivos, busca construir um modelo teórico de formação da estratégia de marketing. A etapa descritiva, por sua vez, compôs-se de pesquisa em 200 empresas, cuja finalidade foi validar a estrutura proposta e verificar de que forma os grupos de trabalho influenciam na formulação e implementação de estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que, para o desenvolvimento do processo de estratégia, não é necessário que um único líder conduza as ações, mas sim que entre os indivíduos que compõem os grupos haja comprometimento, comunicação e integração.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

O papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégias . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(4), 101-115. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36656