A adesão do consumidor paulistano às compras pela internet: um estudo exploratório

Autores

  • João Paulo Lara de Siqueira Universidade Paulista
  • Cláudio Felisoni de Angelo Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Ronaldo Zwicker Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36688

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Comércio Eletrônico, Marketing, Varejo

Resumo

Embora seja uma atividade em expansão, o comércio eletrônico é uma prática ainda recente, em relação à qual o comportamento e as opiniões dos consumidores são relativamente pouco conhecidos. O objetivo deste estudo foi examinar a adesão ao comércio eletrônico por parte dos consumidores da cidade de São Paulo e identificar quais variáveis podem intervir nesse fenômeno, dentre as quais pode estar uma eventual insatisfação com o comércio tradicional. Também foram estudados fatores que podem contribuir para que um indivíduo adote esse procedimento na realização de suas compras. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com base em 408 entrevistas com pessoas das faixas de renda alta, média e baixa, cujos resultados, em síntese, mostram que a maioria das pessoas ainda se encontra distante do comércio eletrônico, que o fator que mais atrai os consumidores que usam esse canal de compra é a sua praticidade e que, para os não adotantes, não foram identificados fatores que decisivamente pareçam contribuir para uma efetiva adesão. O estudo sugere que os preços baixos encontrados na Internet não são a principal motivação entre os consumidores para a escolha desse canal. Com base na pesquisa de campo foi apresentada uma proposta de como avaliar a probabilidade de uma pessoa se interessar pelo comércio eletrônico a partir de suas opiniões.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A adesão do consumidor paulistano às compras pela internet: um estudo exploratório . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(4), 93-108. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36688