Desempenho organizacional no setor supermercadista brasileiro: uma análise apoiada em dea

Autores

  • Marco Antonio Ferreira de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Sales Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege392

Palavras-chave:

Desempenho Organizacional, Supermercados, DEA

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho das 100 menores empresas supermercadistas dentre as 300 maiores do setor. Nesse contexto, apresenta-se como contribuição uma discussão do desempenho relativo por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados mostram, entre outras informações interessantes, que todos os supermercados com uma loja única têm seus problemas de desempenho relacionados à escala, enquanto os que têm mais de uma loja apresentam problemas relacionados mais à eficiência técnica. Percebe-se ainda que, de maneira geral, principalmente no que diz respeito à eficiência de escala, os 10 maiores supermercadistas têm desempenho superior comparativamente aos 10 de menor porte.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Estratégia Empresarial

Como Citar

Desempenho organizacional no setor supermercadista brasileiro: uma análise apoiada em dea . (2010). REGE Revista De Gestão, 17(2), 151-167. https://doi.org/10.5700/rege392