Heurísticas e ancoragens na formação dos preços em supermercados

Autores

  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia; Escola de Administração
  • César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Ciências Contábeis
  • Adriano Leal Bruni Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2010.36718

Palavras-chave:

Preços, Supermercados, Heurísticas, Ancoragem

Resumo

Este artigo buscou analisar o processo de formação de preços, enfatizando o fenômeno da ancoragem do dígito esquerdo, que supõe que em um processo simplificado de tomada de decisão consumidores poderiam registrar apenas o dígito esquerdo, anterior à virgula. Os centavos não seriam percebidos, e um preço como R$ 2,99 seria registrado mentalmente como apenas R$ 2,00. Duas pesquisas distintas foram feitas. A primeira analisou 4.144 preços em gôndolas e 52 preços em tabloides de três redes de supermercados de Salvador, Bahia, e constatou a prática significativa de preços com centavos mais altos, coerente com a ancoragem. A segunda pesquisa procurou encontrar as razões para o fenômeno, realizando experimento com 96 consumidores, cada um analisando dez preços de produtos diferentes, o que totalizou 952 observações. Os resultados da segunda pesquisa indicam que quando se veem diante de preços com centavos diferentes, os consumidores apresentam percepções aleatoriamente distribuídas entre o preço inteiro superior e o inferior. Embora a ancoragem no dígito esquerdo não tenha sido comprovada, a distribuição aleatória das respostas é coerente com a prática sistemática de preços com centavos mais elevados, já que a percepção do consumidor não seria afetada pelos centavos.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Heurísticas e ancoragens na formação dos preços em supermercados . (2010). REGE Revista De Gestão, 17(4), 437-450. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2010.36718