Uma análise investigativa do efeito chicote na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege436Palavras-chave:
Gestão da Cadeia de Suprimentos, Efeito Chicote, Cadeia de Suprimentos de Alimentos, Atacadistas, SupermercadosResumo
Este trabalho, de natureza exploratória e descritiva, tem por objetivo identificar as variáveis relevantes do efeito chicote na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia. Na fase exploratória, para a coleta de dados, o autor utilizou-se de entrevistas em profundidade junto aos proprietários e diretores de oito empresas supermercadistas, a fim de conhecer um pouco mais sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos de alimentos. Na fase descritiva, por meio de questionários semiestruturados, foram coletados dados de uma amostra de 136 consumidores de supermercados, 13 atacadistas e 10 fabricantes. Os dados tratados pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977), estatísticas descritivas e teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, revelaram: a) o preço como a principal variável exógena e causadora do efeito chicote; b) a reposição contínua de produtos como a principal variável endógena e amplificadora do efeito chicote. Diante desses resultados, pode-se concluir que não existe evidência de que o efeito chicote seja uma variável gerenciada pelos membros da cadeia de suprimentos da indústria alimentícia. Por fim, este estudo tem como contribuição mostrar, por meio empírico, uma alternativa aos usuais modelos matemáticos teóricos e simulações, para a análise do efeito chicote.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Produção e Operações
Como Citar
Uma análise investigativa do efeito chicote na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(3), 469-488. https://doi.org/10.5700/rege436