DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA CAPACIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS PORTUGUESAS: MODELO LOGIT

Autores

  • Maria José Silva Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Emerson Wagner Mainardes Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Mário Raposo Departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Gastão Sousa Universidade da Beira Interior (UBI)

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49845

Palavras-chave:

Inovação em Serviços, Inovação em Portugal, Capacidade Inovadora Empresarial, Determinantes da Inovação em Serviços.

Resumo

Esta investigação analisou o grau de importância dos factores internos e externos determinantes da capacidade inovadora empresarial no âmbito das empresas de serviços portuguesas. Com base na literatura, construiu-se um modelo conceptual e formularam-se várias hipóteses de investigação que foram testadas empiricamente, utilizando-se os dados secundários facultados pelo “Observatório da Ciência e do Ensino Superior” (OCES), pertencentes ao 4º Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 4), sob a supervisão do EUROSTAT. O método utilizado foi a regressão logística. De acordo com os resultados obtidos, quanto maiores forem os investimentos financeiros em actividades internas de investigação e desenvolvimento, em aquisição de conhecimentos externos e em actividades de marketing, maior será a propensão das empresas para inovar nos serviços. Os resultados permitem uma  análise conjunta dos factores que impulsionam e restringem a capacidade inovadora das empresas de serviços, possibilitando identificar seus principais determinantes e incrementar o conhecimento sobre a inovação dos serviços. A contribuição dos resultados é a identificação dos fatores que são realmente relevantes no estímulo à inovação nas empresas de serviços.

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Biografia do Autor

  • Maria José Silva, Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (UBI)

    Professora Assistente do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.

    Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Empreendedorismo de Base Tecnológica da UBI.

    Doutora em Gestão, com especialização em Inovação na UBI

  • Emerson Wagner Mainardes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

    Professor de Marketing e Vendas da FUCAPE Business School – Vitória-ES,  Brasil.

    Doutor em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal).

    Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

  • Mário Raposo, Departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior (UBI)

    Professor Catedrático do Departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior  (UBI), Covilhã, Portugal.

    Doutor em Gestão pela UBI

  • Gastão Sousa, Universidade da Beira Interior (UBI)

    Coordenador do curso de graduação em Gestão do Desporto Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.

    Doutor em Gestão pela UBI. Mestre em Ciências do Desporto.

    Professor de Gestão Esportiva no Instituto Politécnico de Maia

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Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA CAPACIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS PORTUGUESAS: MODELO LOGIT. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49845