DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA CAPACIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS PORTUGUESAS: MODELO LOGIT
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49845Palavras-chave:
Inovação em Serviços, Inovação em Portugal, Capacidade Inovadora Empresarial, Determinantes da Inovação em Serviços.Resumo
Esta investigação analisou o grau de importância dos factores internos e externos determinantes da capacidade inovadora empresarial no âmbito das empresas de serviços portuguesas. Com base na literatura, construiu-se um modelo conceptual e formularam-se várias hipóteses de investigação que foram testadas empiricamente, utilizando-se os dados secundários facultados pelo “Observatório da Ciência e do Ensino Superior” (OCES), pertencentes ao 4º Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 4), sob a supervisão do EUROSTAT. O método utilizado foi a regressão logística. De acordo com os resultados obtidos, quanto maiores forem os investimentos financeiros em actividades internas de investigação e desenvolvimento, em aquisição de conhecimentos externos e em actividades de marketing, maior será a propensão das empresas para inovar nos serviços. Os resultados permitem uma análise conjunta dos factores que impulsionam e restringem a capacidade inovadora das empresas de serviços, possibilitando identificar seus principais determinantes e incrementar o conhecimento sobre a inovação dos serviços. A contribuição dos resultados é a identificação dos fatores que são realmente relevantes no estímulo à inovação nas empresas de serviços.Downloads
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Administração Geral
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DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA CAPACIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS PORTUGUESAS: MODELO LOGIT. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49845