FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS CULTURAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA LOJA EXCLUSIVA DE MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49863Palavras-chave:
Organizational Culture, Cultural Perspectives, Strategy as Collective Process.Resumo
Compreender uma organização e seus processos de formação de estratégia implica ir além de seus elementos tangíveis, como a estrutura física e os produtos oferecidos. A complexidade organizacional exige uma compreensão mais profunda de suas características e que passe necessariamente pelo entendimento de alguns elementos intangíveis, como a cultura organizacional. A cultura organizacional, como um sistema de símbolos e significados (ALVESSON, 2003), define fortemente a forma pela qual uma empresa conduz seus negócios. Ademais, segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), a formação de estratégia pode ser encarada como um processo de interação social, baseado nas interpretações comuns aos membros de uma organização e apresentando características culturais. Por outro lado, segundo Martin e Frost (2001), a cultura organizacional assume três diferentes perspectivas: de integração, de diferenciação e de fragmentação. Por meio de um estudo qualitativo e exploratório em uma loja exclusiva de móveis planejados, buscou-se identificar e avaliar as perspectivas culturais propostas por Martin e Frost, considerando-se a formação de estratégia como um processo coletivo (cultural). Os resultados apontam que, mesmo com a predominância da perspectiva da diferenciação (subculturas), sua relação com as diferentes situações de integração (consenso) e de fragmentação (mistura de consenso e conflito) permite complementação, interferindo nas diversas formas de se perceberem as estratégias: plano, padrão, posição, perspectiva e truque. A partir dessa análise, este trabalho apresenta um melhor entendimento de alguns elementos culturais que permeiam a formação de estratégias de uma organização, principalmente quando esta é vista através de perspectivas culturais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Estratégia Empresarial
Como Citar
FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS CULTURAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA LOJA EXCLUSIVA DE MÓVEIS. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49863