FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS CULTURAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA LOJA EXCLUSIVA DE MÓVEIS

Autores

  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49863

Palavras-chave:

Organizational Culture, Cultural Perspectives, Strategy as Collective Process.

Resumo

Compreender uma organização e seus processos de  formação de estratégia implica ir além de seus elementos tangíveis, como a estrutura física e os produtos oferecidos. A complexidade organizacional exige uma compreensão mais profunda de suas características e que passe necessariamente pelo entendimento de alguns elementos intangíveis, como a cultura organizacional. A cultura organizacional, como um sistema de símbolos e significados (ALVESSON, 2003), define fortemente a forma pela qual uma empresa conduz seus negócios. Ademais, segundo Mintzberg, Ahlstrand e  Lampel (2000), a formação de estratégia pode ser encarada como um processo de interação social, baseado nas interpretações comuns aos membros de uma organização e apresentando características culturais. Por outro lado, segundo Martin e Frost (2001), a cultura organizacional assume três diferentes perspectivas: de integração, de diferenciação e de fragmentação. Por meio de um estudo qualitativo e exploratório em  uma loja exclusiva de móveis planejados, buscou-se identificar e avaliar as perspectivas culturais propostas por Martin e Frost, considerando-se a formação de estratégia como um processo coletivo (cultural). Os resultados apontam que, mesmo com a predominância da perspectiva da diferenciação (subculturas), sua relação com as diferentes situações de integração (consenso) e de fragmentação (mistura de consenso e conflito)  permite complementação, interferindo nas diversas formas de se perceberem as estratégias: plano, padrão, posição, perspectiva e truque. A partir dessa análise, este trabalho apresenta um melhor entendimento de alguns elementos culturais que permeiam a formação de estratégias de uma organização, principalmente quando esta é vista através de perspectivas culturais.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

    Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul − Caxias do Sul-RGS, Brasil.

    Integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UCS)Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

    Docente do Centro de Ciências da Administração da Universidade de Caxias do Sul − Caxias do Sul-RGS, Brasil

    Integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UCS) Doutor em Engenharia da Produção pela UFRGS.

    Mestrado em Administração e   Doutorado em Administração (associação UCS/PUCRS)

  • Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

    Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul − Caxias do Sul-RGS, Brasil.

    Integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UCS)

    Doutor em Administração pela UFRGS.

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Edição

Seção

Estratégia Empresarial

Como Citar

FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS CULTURAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA LOJA EXCLUSIVA DE MÓVEIS. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49863