EVOLUÇÃO DOS CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO NO BRASIL (2002-2008): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Gustavo Barbieri Lima Barbieri Lima Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49877

Palavras-chave:

Internacionalização de Empresas, Consórcio de Exportação, Rede de Cooperação Interorganizacional, Exportação.

Resumo

Com a criação da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos em 1997, alguns consórcios deexportação foram formados com o apoio da instituição e lograram êxito no Brasil, enquanto outrosdesapareceram assim que os incentivos da APEX cessaram, caso do Brazilian Health Products (BHP). Opresente artigo tem por objetivo central analisar a evolução de dois consórcios de exportação no Brasil (oBrazilian Health Products e o Wines from Brazil – Projeto Setorial Integrado (PSI) iniciado como consórcio)no período de 2002 a 2008. É importante ressaltar que o BHP iniciou suas atividades com doze empresasassociadas (fase consórcio) e encontra-se no momento com 130 (fase PSI BMDD), enquanto o projeto Winesfrom Brazil começou com seis vinícolas (consórcio) e encontra-se atualmente com 33 (fase PSI). Utilizou-seo método de estudo multicaso para analisar os dois consórcios mencionados. Como resultados, pôde-seobservar que, no caso do BHP, o consórcio cumpriu o prazo do projeto, de cerca de três anos; a maioria dasempresas adquiriu know-how em marketing e em comércio exterior e estruturou seus próprios departamentosde exportação; ademais, grande parte das empresas aderiu ao PSI Brazil Medical & Dental Devices(BMDD), com o apoio da APEX-Brasil; quanto ao PSI Wines from Brazil, a adesão de novas vinícolas aoprojeto tem aumentado e há um considerável incremento nas exportações de vinhos e espumantes.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Barbieri Lima Barbieri Lima, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

    Professor e Instrutor de cursos de Pós-Graduação (MBA) na UNISEB COCe na Universidade de Uberaba (UNIUBE) − Uberaba-MG, Brasil

    Mestre em Administração pela FEA − Universidade de São PauloPós-Graduado em Marketing (MBA) pela Fundace – FEARP – Universidade de São Paulo

  • Dirceu Tornavoi de Carvalho, Universidade de São Paulo

    Professor Livre-Docente de Marketing na Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade – Campus Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo − Ribeirão Preto-SP, Brasil

    Coordenador e Pesquisador do MARKINTEC – Pesquisa e Estratégia de Marketing, FEARP – USP

    Coordenador do Curso MBA Marketing da Fundace – FEARP – Universidade de São Paulo

    Mestre e Doutor em Administração pela FEA – Universidade de São PauloPós-graduado em Comércio Eletrônico e Marketing na Vanderbilt University,EUA

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Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

EVOLUÇÃO DOS CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO NO BRASIL (2002-2008): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(2). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49877