O EFEITO DA ORIENTAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49880Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Estratégia, Desempenho Organizacional.Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar a influência da Orientação para a Aprendizagem nodesempenho organizacional das empresas da região central do Rio Grande do Sul. O método empregado foiuma pesquisa de levantamento com 123 empresas da região central do RS. O instrumento de coleta de dadosfoi elaborado utilizando-se a escala de Orientação para a Aprendizagem de Sinkula, Baker e Noordewier(1997), adaptada por Baker e Sinkula (1999), e itens de avaliação do desempenho organizacional propostospor Narver e Slater (1990) e Baker e Sinkula (1999). Foram realizadas análises de correlação, regressão linear múltipla e análise fatorial, além da equação estrutural do modelo de estudo. As empresas pesquisadasforam, em sua na maioria, classificadas como pequenas e médias empresas. Verificou-se que as empresaspesquisadas apresentam um nível moderadamente alto de orientação para a aprendizagem, assim como de desempenho organizacional. Observou-se também que a Orientação para a Aprendizagem, de modo geral,influencia positiva e significativamente o desempenho organizacional. Entretanto, de forma mais específica,apenas a dimensão Mente Aberta da escala de mensuração apresentou significância estatística positiva. Asoutras duas dimensões (Comprometimento com a Aprendizagem e Visão Compartilhada) apresentaramimpacto positivo, mas não significativo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Estratégia Empresarial
Como Citar
O EFEITO DA ORIENTAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(2). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49880