Reformas Administrativas no Brasil: Uma Abordagem Teórica e Crítica

Autores

  • Ronan Pereira Capobiango
  • Aparecida de Lourdes do Nascimento
  • Edson Arlindo Silva
  • Walmer Faroni

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.62000

Palavras-chave:

Cultura, Reformas Administrativas, Nova Gestão Pública, Novo Serviço Público

Resumo

Este ensaio teórico busca contextualizar o cenário das reformas administrativas, levantando indagações e refletindo sobre o tema, sem ter a pretensão de exaurir seus pontos específicos e suas tendências. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico sobre a base do sistema de ação cultural brasileiro, seus subsistemas, traços marcantes e a forma pela qual se manifestam e influenciam o cotidiano. Considera-se que os modelos de reformas devem reconhecer a realidade do país em que serão adotados, avaliando seus elementos culturais e reconhecendo, dessa forma, possíveis limitações que o modelo possa apresentar. Quando tais limitações são reconhecidas, novas propostas se apresentam como alternativas capazes de melhorar o funcionamento do Estado. Considerando o contexto histórico mundial e nacional, este ensaio buscou, ainda, apresentar os modelos e tendências atuais, em particular as correntes da Nova Gestão Pública de um lado e, de outro lado, o Novo Serviço Público, que se baseia na participação do cidadão como cogestor. Cabe, portanto, refletir sobre as contribuições tanto de cada movimento de reforma quanto da filosofia do Novo Serviço Público, segundo a qual a sociedade civil é agente no processo de cogestão do serviço público, entendendo que, dessa forma, torna-se possível que o governo seja exercido de forma realmente democrática.

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Biografia do Autor

  • Ronan Pereira Capobiango
    Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri –Teófilo Otoni-MG, Brasil. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Aparecida de Lourdes do Nascimento
    Professora da Faculdade Cenecista de Vila Velha – Vila Velha-ES, Brasil. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Cachoeiro de Itapemirim.
  • Edson Arlindo Silva
    Professor do Departamento de Administração e Contabilidade, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa-MG, Brasil. Doutor em Administração. Atua como professor-pesquisador e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração.
  • Walmer Faroni
    Professor do Departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa-MG, Brasil. Doutor em Administração pela Universidade de Valencia-Espanha. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.

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Edição

Seção

Administração Pública

Como Citar

Reformas Administrativas no Brasil: Uma Abordagem Teórica e Crítica. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(1), 61-78. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.62000