O que os Olhos não Veem o Coração não Sente? Investigando Experiências de Compra por Deficientes Visuais no Varejo de Roupas

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98693

Palavras-chave:

Deficientes Visuais, Experiência de Compra, Varejo de Roupas

Resumo

Apesar da expressividade numérica da população de Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD), pode-se perceber que, no campo da pesquisa sobre o consumidor em organizações varejistas, é notória a ausência de pesquisas a respeito das questões envolvendo este público. Essa constatação fica mais marcante quando se levam em consideração os trabalhos que abordam os deficientes visuais. É justamente em razão dessa lacuna existente na literatura que surgiu o interesse de conduzir uma pesquisa a partir da seguinte problemática: Como os deficientes visuais vivenciam no varejo suas experiências de compra de produtos, serviços, artefatos e imagens simbólicas relacionados ao vestuário? Como aporte teórico, considerou-se a literatura referente à abordagem experiencial e simbólica do consumo. Para a obtenção dos dados, optou-se pelo método de entrevista pessoal em profundidade com 11 portadores de deficiência visual. Como resultado, pode-se destacar que os consumidores deficientes visuais pesquisados definiram suas experiências de compra como algo mais do que situações aparentemente comuns, ao mesmo tempo em que expressaram diversos valores por meio do consumo, celebrando sua ligação com a sociedade como um todo. A partir dessas constatações, foi possível entender melhor as experiências de compra desses consumidores.

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Biografia do Autor

  • Marcelo de Rezende Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC-Minas) ̶ Belo Horizonte- MG, Brasil Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestrando em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ̶ Lavras-MG, Brasil Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

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Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

O que os Olhos não Veem o Coração não Sente? Investigando Experiências de Compra por Deficientes Visuais no Varejo de Roupas. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(3), 387-405. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98693