Comunidades de Prática: Criação e Compartilhamento do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98694Palavras-chave:
Comunidades de Prática, Criação do Conhecimento, Compartilhamento do ConhecimentoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pelas Comunidades de Prática (CoP) para criar e compartilhar o conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise de documentos e observação. As estratégias adotadas pelas CoPs são predominantemente focadas no compartilhamento do conhecimento e não na criação de conhecimento, o que pode influenciar diretamente na capacidade da empresa de inovar com base nas CoPs. Nas CoPs analisadas, a falta de suporte da empresa às CoPs e a motivação predominantemente individual dos participantes são potenciais razões para a ênfase dada ao compartilhamento do conhecimento e não à criação de conhecimento. Com base na análise das CoPs, identificou-se que: o suporte da empresa influencia na ênfase, pela CoP, na criação ou no compartilhamento do conhecimento; o suporte da empresa influencia no tipo das atividades desenvolvidas pela CoP e nos fatores que motivam os funcionários a participar delas; a motivação dos participantes influencia no foco pela CoP, em criar ou compartilhar conhecimento; as atividades da CoP bem como a confiança entre os membros da CoP influenciam no foco na criação ou no compartilhamento do conhecimento.Downloads
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Publicado
2013-09-02
Edição
Seção
Tecnologia da Informação
Como Citar
Comunidades de Prática: Criação e Compartilhamento do Conhecimento. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(3), 407-422. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98694