Comunicação Síncrona no Ensino de Estatística Aplicada à Administração: Um Estudo em uma Disciplina Semipresencial

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani
  • Maria Aparecida Gouvêa
  • Adriana Backx Noronha Viana

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98802

Palavras-chave:

Discussão Síncrona, Interação, E-learning, Ensino Semipresencial, Estatística Aplicada à Administração

Resumo

O ensino de Estatística no curso de Administração é bastante complexo, tanto para os professores quanto para os alunos. A educação a distância apresenta recursos que flexibilizam o ensino, reduzindo barreiras de tempo e espaço e aumentando a interação entre professor e aluno. Este artigo estudou a utilização do chat em uma disciplina semipresencial de Estatística da FEA-RP. Essa ferramenta foi utilizada para a realização de plantões de dúvidas optativos. Observou-se baixa participação dos alunos, em razão, provavelmente, da não obrigatoriedade de uso do chat e da simultaneidade da discussão. Houve predominância de mensagens relativas ao conteúdo da matéria, atingindo-se o objetivo da atividade. Não houve diferença significativa de desempenho entre os alunos que participaram da atividade. O chat pode ser utilizado como ferramenta no ensino de Estatística, pois auxilia na redução da ansiedade e insegurança do aluno ao aproximá-lo do professor; entretanto, para que seja bem-sucedido, é necessário que a tutoria seja capacitada para o atendimento ao estudante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daielly Melina Nassif Mantovani

    Professora das Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo-SP, Brasil. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP.

  • Maria Aparecida Gouvêa

    Professora Livre-Docente do Departamento de Administração da FEA-USP – São Paulo-SP, Brasil. Doutora em Administração pela FEA/USP.

  • Adriana Backx Noronha Viana

    Professora Livre-Docente do Departamento de Administração da FEA-USP – SãoPaulo-SP, Brasil. Doutora em Engenharia Elétrica pela UNICAMP.

Downloads

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Comunicação Síncrona no Ensino de Estatística Aplicada à Administração: Um Estudo em uma Disciplina Semipresencial. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(2), 165-181. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98802