Concepções e Atitudes em Relação à Disciplina de Administração Financeira

Autores

  • Anna Cecília Chaves Gomes
  • Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira
  • Anderson Luiz Rezende Mol

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98803

Palavras-chave:

Atitudes, Ensino de Administração, Administração Financeira

Resumo

Dentre os conhecimentos necessários para a gestão, destaca-se um amplo conhecimento financeiro. Entretanto, o aluno do curso de Administração apresenta dificuldades na aprendizagem de disciplinas quantitativas como Finanças. Este trabalho objetivou estudar as concepções e atitudes de alunos do curso de graduação em Administração em relação à disciplina de Administração Financeira a partir de uma escala de atitudes que contempla a dimensão afetiva do indivíduo. Para tanto, um questionário estruturado foi aplicado a 937 alunos. A análise quantitativa dos dados foi realizada com o auxílio do SPSS, por meio de estatística descritiva, análise de correlação de Pearson e de regressão. Os resultados mostraram que a média da pontuação na escala de atitude foi de 52,3, com desvio-padrão de 11,5. Comprovou-se ainda que os alunos com atitude mais positiva com relação à Administração Financeira são aqueles que têm interesse pela área financeira e o compromisso de estudar Finanças diariamente. Já os principais motivos de os alunos possuírem atitudes desfavoráveis com relação a Finanças estão ligados à autopercepção de desempenho e de aprendizado, despreparo para cursar disciplinas de Finanças e más experiências passadas com disciplinas que envolvem Finanças. Além disso, as atitudes possuem uma relação bidirecional com o desempenho dos alunos, uma vez em que ambas as variáveis possuem correlação positiva significativa, com uma explicação de aproximadamente 22,1% de uma em relação à outra. Conclui-se que é importante observar atitudes para melhorar desempenhos na disciplina, e que, para isso, diversos fatores devem ser analisados e potencializados, a fim de transformar atitudes negativas em positivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Cecília Chaves Gomes

    Professora Substituta do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira

    Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Especialista em Administração Financeira pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

  • Anderson Luiz Rezende Mol

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Concepções e Atitudes em Relação à Disciplina de Administração Financeira. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(2), 183-200. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98803