Análise do Discurso de “Mulheres de Negócio” Associadas à Business Professional Women

Autores

  • Raquel Santos Soares Menezes Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba ̶ Minas Gerais-MG
  • Janete Lara de Oliveira Univerisdade Federal de Minas Gerais-MG

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.99932

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Gênero, Análise de Discurso.

Resumo

No presente artigo, analisam-se os discursos de “mulheres de negócio”, conforme suas histórias de vida relatadas à Business Professional Women (BPW), a Associação das Mulheres de Negócio, uma rede com atuação mundial que representa mulheres que se dedicam à atividade empresarial ou atuam como profissionais autônomas. O objetivo da análise é levantar alguns pontos de reflexão acerca da representação da mulher que se considera “de negócios”, manifestada em seus discursos. Seis narrativas de mulheres foram analisadas, em função de quatro elementos discursivos – seleção lexical, percursos figurativo, temático e semântico –, que permitem delinear uma trama de acontecimentos e relações que legitimam a posição alcançada de “mulher de negócios”. Embora as histórias consideradas sejam bastante distintas, no que se refere à origem, porte e área de atuação das empresárias, é interessante verificar que os sentidos atribuídos ao sucesso profissional aparecem normalmente vinculados a momentos de extremas dificuldades e grandes conquistas. Assim, sofrimento e superação caracterizam dois percursos figurativos antagônicos, constantemente ilustrados pelos temas do casamento, da esperança e da educação. As condições familiares, a qualificação profissional e as relações interpessoais, por sua vez, constituem os principais percursos semânticos que validam a trajetória de sucesso dessas mulheres, triunfo consolidado pela possibilidade de se associarem a outras mulheres que passaram por situações parecidas ao longo de suas vidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Santos Soares Menezes, Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba ̶ Minas Gerais-MG
    Professora Adjunta na Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba ̶ Minas Gerais-MG, Brasil Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia Graduada em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Janete Lara de Oliveira, Univerisdade Federal de Minas Gerais-MG
    Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMG – Minas Gerais-MG, Brasil Doutora em Administração

Downloads

Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Administração Geral

Como Citar

Análise do Discurso de “Mulheres de Negócio” Associadas à Business Professional Women. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(4), 425-440. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.99932