Os transportes em São Paulo no período colonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1959.119716Palavras-chave:
São Paulo, transportes, colônia.Resumo
Os transportes são meios indispensáveis aos grupos humanos, quer na locomoção dos indivíduos quer na de recursos para sua subsistência. Um toro cavalgado sôbre as águas podia servir, inicialmente, para êsse fim, ou ainda na impossibilidade de se construir uma canoa. A balsa de paus, a canoa e a barca teriam aí a sua origem. Por onde animais ou veículos eram incapazes de travessia, floresta ou montanha, o homem se transformou a si próprio em meio de transporte, ou então, onde a mão de obra humana é mais acessível, como sucede em países do Oriente e na Ilha de Madagascar. Os exemplos são inúme-ros, no tempo e no espaço. E' que certos fatôres se conjugam de tal modo com os transportes a ponto de jamais se poderem divorciar, como: fatôres geográficos, condições econômicas, ecológicas, culturais, etc. Pensemos um instante nos esquimós com os seus kayaks (botes individuais) e umiaks (canoas familia-es) de ossos de baleia recobertos de peles, e nos trenós de tantos agrupamentos que vivem nas regiões polares. O camelo foi o veículo por excelência do deserto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).