Origem e fundação do Serviço de Proteção aos Índios (II)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1960.119972Palavras-chave:
Indígenas, território, História do Brasil.Resumo
Os primeiros anos da República caracterizaram-se por uma aceleração do avanço fronteiriço, através do país inteiro. Lar-gas áreas de terras potencialmente produtivas foram tiradas à fôrça dos índios, os quais durante o longo govêrno de D. Pedro II tinham ficado em relativa paz. Tal marcha colonizadora para o Oeste, com exceções na região amazônica e em São Paulo, não representava uma penetração tão rápida ou profunda do interior como as comissões de limites, as ferroviárias e telegráficas, e as expedições etnológicas e geográficas já descritas. Não obstante, as injustiças cometidas eram muito maiores, e mais feroz a resistência da população nativa, nas regiões até agora não conquistadas. A ocupação irresistível das terras de caça dos índios pelo branco, assim como a exploração e o deslocamento ou extermínio dos seus antigos ocupantes significavam a destruição de um modo de vida e o colapso de uma cultura primitiva que tinha passado intacta pelo período colonial e pela primeira metade do século da Independência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).