João Pandiá Calógeras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1961.120314Palavras-chave:
Academia Brasileira de Letras, Pandiá Calógeras, século XX.Resumo
A honra de ocupar uma cadeira numa instituição cientí-fica de renome, não é maior, decerto, do que aquela de o fazer à sombra de um vulto de primeira grandeza, a lhe servir de patrono. Dupla honra e dupla responsabilidade, portanto, o que neste momento me toca, pois se a Cadeira pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Santos, entidade que digni-fica a cultura da nossa terra e da nossa gente em vinte e dois anos de trajetória científica e social, a invocação pertence a uma das maiores figuras do Brasil República, o grande Caló-geras, que Afonso de Taunay chamou de "gigante do pensa-mento brasileiro", quando, em discurso de saudação a Rodol-fo Garcia na Academia Brasileira de Letras, verberava que, naquela Academia ilustre, não estivessem três gigantes do pen-samento brasileiro: Pandiá Calógeras, Martim Francisco e Ca-pistrano de Abreu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1961 Revista de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).