F. J. Turner e a tese da Fronteira Americana: a propósito de The Frontier in Perspective
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1962.121736Palavras-chave:
crítica, bibliografia, Estados Unidos da AméricaResumo
Em 1893, ano do grande pânico financeiro que, com suas espetaculares falências, abalou a segunda administração do de-mocrata Cleveland, Frederick Jackson Turner lia, numa reu-nião da American Historical Association, em Chicago, o seu célebre ensaio sôbre "O Significado da Fronteira na História Americana". A época era de crise econômica e de desajusta-mentos sociais. A crise econômica era particularmente acen-tuada nos setores agrícolas do Sul e do Oeste, enquanto que nos setores industriais intensificava-se a concentração capita-lística. Aprofundavam-se as desigualdades sociais e a sombra das lutas de classes e a do Socialimo pairavam sôbre a nação, ameaçando a tão decantada democracia americana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).