José Bonifácio, o patriarca: sua vida e sua obra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1963.122124Palavras-chave:
José Bonifácio, biografia, obraResumo
Na humilde vila de Santos do século XVIII, circunscrita então ao atual centro comercial da cidade, tendo como limites extremos dum lado o final da rua dos Quartéis, além da primitiva igreja matriz, e do outro o vetusto convento fran-ciscano do Valongo, na rua chamada Direita (hoje 15 de Novembro), numa casa situada da banda do campo, a qual nunca se conseguiu identificar com segurança, fronteira decerto àquela onde veio a residir durante muito tempo sua família, especialmente seu irmão mais môço, Martim Francisco, e em que teve ensejo de morar igualmente, casa esta demolida há menos de meio século e substituída pelo presente edifício do Banco Comércio e Indústria de São Paulo, — nasceu no dia de Santo Antônio (13 de junho) do ano de 1763, uma criança do sexo masculino, segundo rebento do casal Bonifácio José de Andrada, militar, servidor público e abastado comerciante do lugarejo, e D. Maria Bárbara da Silva, a qual foi levada à pia batismal com o nome de José Antônio, mais adiante transmu-tado, ao receber o santo sacramento do Crisma, para José Bonifácio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).