Pequena nota sobre a incorporação de Neuchâtel (Neueburg) à Suíça
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1963.122183Palavras-chave:
Suíça, século XIX, notaResumo
Durante a Idade Média e a Época Moderna, inúmeras regiões da Europa passaram da soberania dum país para outro, sem levar em conta os interêsses, a religião, a língua e os costumes dos seus habitantes. O que importava era o território pertencer a uma família e, nestas condições, êle poderia ser partilhado entre os herdeiros do soberano falecido como se fôsse uma mera propriedade imobiliária ou então ser incorporado ao território vizinho, apenas porque seu príncipe fôra o beneficiado na herança. Evidentemente tal costume derivava do Feudalismo, estabelecido na Europa nos meados do século IX e que se prolongou, pelo menos sob alguns aspectos, até a época da Revolução Francesa. Um exemplo bem frisante do que afirmamos pode ser encontrado nas vicissitudes por que passou o principado de Neuchâtel até ser incorporado, como cantão, à Confederação Helvética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).