Vultos da historiografia brasileira: Joaquim Norberto (1820-1891)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.129087Palavras-chave:
historiografia, Joaquim Norberto, BrasilResumo
Joaquim Norberto de Souza Silva (ou Souza e Silva, como costumava assinar), conhecido literàriamente apenas por Joaquim Norto, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 6 de junho de 1820 e faleceu em Niterói, a 14 de maio de 1891. Romancista, poeta, dramaturgo, filólogo e crítico literário, o escritor fluminense tem o seu nome ligado igualmente à historiografia brasileira através de alguns tra-balhos importantes de investigação histórica, ainda hoje altamente considerados
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).