Lés étudiants brésiliens en Belgique (1817-1914)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1974.132650Palavras-chave:
estudantes, Bélgica, BrasilResumo
L'historien européen débarquant au Brésil et découvrant la vie
intellectuelle et culturelle trouve bien de quoi s'étonner. La vivacité
et la diversité des mouvements d'idées, la survivance curieuse des uns
comme celui de la pensée et religion positivistes, la précocité et la
divulgation fiévreuse des autres comme celui du structuralisme, il y a
quelques années, le développement original aussi de certains comme
le spiritisme d'Allan Kardec tranchent très nettement sur ses idées
toutes faites concernant le statut de colonie, l'introduction tardive de la
presse et des universités, voire même le caractère du Brésilien peu
adonné à la lecture.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1974 Revista de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).