Urbanismo e Educação: ideários modernos nas Engenharias da Nação. Rio de Janeiro, anos iniciais do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.161592

Palavras-chave:

Associação Brasileira de Educação (ABE), engenheiros, Rio de Janeiro, educação moderna, urbanismo moderno

Resumo

Este artigo aborda os modos como referenciais do urbanismo e da educação moderna foram mobilizados em projetos/projeções para a cidade do Rio de Janeiro na década de 1920, a partir da análise de produções intelectuais de engenheiros membros-fundadores da Associação Brasileira de Educação (ABE), com atenção às produções de Heitor Lyra da Silva e Everardo Backheuser. Ao dar visibilidade à presença de engenheiros nas discussões educacionais, o presente trabalho revela uma compreensão frente à relevância adquirida pelas ideias educacionais no pensamento e atuação destes profissionais no processo amplo e complexo, cujo objetivo era o de reorganizar a sociedade brasileira. Estas evidências mostram-se indissociáveis das ideias urbanas que fundamentaram transformações (projetuais e/ou efetivas) na cidade do Rio de Janeiro, à época capital federal da República.

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Biografia do Autor

  • Clecia Aparecida Gomes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Realiza pesquisa vinculada à linha “Cultura e Cidade” e ao Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade [CIEC / IFCH / UNICAMP].

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Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Rumos do Brasil

Como Citar

GOMES, Clecia Aparecida. Urbanismo e Educação: ideários modernos nas Engenharias da Nação. Rio de Janeiro, anos iniciais do século XX. Revista de História, São Paulo, n. 179, p. 1–30, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.161592. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/161592.. Acesso em: 4 dez. 2024.