O Teatro argentino no Brasil na Primeira República (1889-1930): trocas, encontros e reflexões

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.176254

Palavras-chave:

Teatro, Brasil, Argentina, Primeira República, Relações internacionais

Resumo

Este artigo aborda a recepção do espetáculo argentino pelos críticos e homens de teatro brasileiros na Primeira República (1889–1930). De uma realidade quase ignorada na primeira parte do período estudado, nós observamos pelas crônicas nos jornais e pelas memórias de escritores e artistas que o teatro do país platino passa a ser objeto de interesse crescente para parte dos profissionais brasileiros, que veem na nação vizinha, além de mercado acessível, espaço cujas experiências podem ser aproveitadas para a solução de problemas internos ao mundo do espetáculo brasileiro. Enfim, a aproximação e as trocas que se estabelecem com a Argentina servem de ponto de partida para uma reflexão sobre a própria identidade brasileira e sobre o lugar do Brasil no mundo. 

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Biografia do Autor

  • Daniel Polleti, Université Paris-Saclay

    Mestre pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, doutorando no Centre d’histoire culturelle des sociétés contemporaines, Université Paris-Saclay – França. 

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Publicado

2021-10-27

Edição

Seção

História e Cultura

Como Citar

POLLETI, Daniel. O Teatro argentino no Brasil na Primeira República (1889-1930): trocas, encontros e reflexões. Revista de História, São Paulo, n. 180, p. 1–34, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.176254. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/176254.. Acesso em: 23 nov. 2024.