Divulgação e internalização do neoliberalismo na Argentina: a atuação dos think tanks (1983-1999)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.190306Palavras-chave:
Neoliberalismo, Argentina, Think tank, Direitas, IDEAResumo
Esse artigo visa debater as políticas de divulgação e internalização do neoliberalismo na Argentina durante as décadas de 1980 e 1990. A análise é construída a partir da atuação do think tank Instituto para el Desarrollo Empresarial de la Argentina (IDEA), buscando compreender a forma como esse elaborou estratégias para convencer a sociedade argentina, especialmente os empresários, de que a adoção do livre mercado era a solução para enfrentar a crise econômica e construir um país desenvolvido e rico. Nos anos 1990, com o governo de Menem, a Argentina vai adotar o receituário neoliberal, o qual obteve ampla aceitação social a partir de um trabalho sistemático de convencimento e internalização realizado por associações e think tanks como o IDEA.
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Referências
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