Origens da antropologia da grécia antiga: Lévi-Strauss, Vernant e duas viagens de 1935
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0ispep39-50Resumo
A comunicação inspira-se em considerações de Michel de Certeau que caracterizam a operação historiográfica como a "enigmática relação" que o historiador estabelece com a "sociedade presente e com a morte" pela "mediação de atividades técnicas". Ao tornar visível, no presente, aquilo que não é mais, o passado, a historiografia torna-se inscrição paradoxal da ausência no aqui e agora do texto histórico. Inspira-se igualmente em tese de Jean-Pierre Vernant sobre a complementaridade, na Grécia arcaica, entre memorial funerário e canto épico; ambos operavam como formas de aculturação da morte. No jogo de estranhamento e afinidade entre os helenos antigos e nós, apresentam-se problemas, de ordem epistemológica e antropológica, que envolvem, em certos debates historiográficos contemporâneos, o estatuto do passado, a ideia do texto histórico como representação, a difícil conquista de uma consciência de historicidade e as tensas relações entre mito, memória e história no âmbito da tradição ocidentalDownloads
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Publicado
2010-06-30
Edição
Seção
Narrativa Historiográfica
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Como Citar
GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Origens da antropologia da grécia antiga: Lévi-Strauss, Vernant e duas viagens de 1935 . Revista de História, São Paulo, n. spe, p. 39–50, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0ispep39-50. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19135.. Acesso em: 21 nov. 2024.