Les uLtimes feux de La résistance païenne dans L’antiquité tardive
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0ispep79-99Resumo
Os trabalhos recentes do autor convidam a um exame renovado do significado ideológico e religioso de certas fontes historiográficas importantes do final do século IV, entre as quais a História Augusta. De fato, parece que esta obra se inscreve, com outras, no contexto do último combate conduzido contra o cristianismo triunfante pelos derradeiros defensores da antiga religião da qual Nicômaco Flaviano sênior surge como o principal líder. De 384, data da morte de Pretextato, a 395. data da morte de Teodósio, os pagão puderam preservar os cultos antigos, chegando inclusive a armar-se em boa medida por este motivo, na batalha de Frígido. Entre 395 e 408, isto é, até o desaparecimento de Estilicão, a luta entre pagãos e cristão foi ininterrupta, mas sob outra forma, os protagonistas dos dois campos privilegiando então a arma literária. As reedições de autores clássicos que se multiplicam então constituem um elemento essencial da luta conduzida em torno dos Symmachi contra o cristianismo e não se reduzem a simples divertimento literário de intelectuais desocupados. A análise confirma assim a interpretação polêmica em detrimento da visão irênica das relações pagão-cristãs, no final do quarto século.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).