AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462Palavras-chave:
Biografias, fotografias, história, aprendizagemResumo
Este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre o modo de questionar as biografias e as fotobiografias como fontes e a sua relevância para a aprendizagem da História. Ele foi gerado a propósito de um trabalho proposto aos alunos do curso de História da Universidade do Minho, na disciplina - Atelier da História / História Contemporânea, orientado pela segunda autora (2009). A tarefa era a leitura e análise crítica dos livros: O século XX do rei d. Carlos - Fotobiografia (Vieira, 2008) e a biografia de D. Manuel II (Proença, 2008)*** como fontes históricas. Ele contemplará também uma reflexão sobre os discursos dos autores publicitados na mídia sobre o processo de construção das suas obras e a sua utilidade pedagógicaDownloads
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Publicado
2011-06-30
Edição
Seção
Dossiê: Artigos
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Como Citar
MELO, Maria do Céu de; DURÃES, Margarida. AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne" . Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 447–462, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19204.. Acesso em: 26 dez. 2024.