Homens de letras no magistério: Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma história escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p463-485Palavras-chave:
Professor^i1^sau, livro didático, história escolarResumo
O estudo tem como foco o papel instituinte e mediador de saberes exercido por professores e intelectuais Brasileiros na segunda metade do século XIX e início do século XX no Rio de Janeiro. Analisa a contribuição de Joaquim Manuel de Macedo, romancista, médico e professor de História do Colégio de Pedro II na construção de uma história escolar e sua pedagogia neste períodoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-30
Edição
Seção
Dossiê: Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Homens de letras no magistério: Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma história escolar . Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 463–485, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p463-485. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19205.. Acesso em: 22 dez. 2024.