Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199968

Palavras-chave:

Escrita da história, tecnologia sonora, discos do Brasil, museu, música popular

Resumo

Este artigo analisa a seleção de 18 fonogramas que se encontram no CD 1 da publicação “500 anos da música popular brasileira”, um livro com dois CDs editados pelo Museu da Imagem e do Som do Rio do Janeiro em 2001. Referenciado na produção historiográfica sobre os sons, as escutas e a música, o artigo propõe pensar a escuta profissional na história e a técnica de gravação em meio a diferentes grupos sociais. Para tal propósito, foi realizada uma pesquisa das datas de produção dos 18 fonogramas do CD 1 (1908-2001) que indicam o uso de máquinas e artefatos de reprodução sonora que vêm das gravações mecânicas até a era do CD digital. A análise da seleção do repertório aponta algumas escolhas culturais a que se submete a técnica de gravação e reprodução sonora quando o museu escreve a história da música popular do Brasil na virada do século XXI.

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Biografia do Autor

  • Bruno Tavares Magalhães Macedo, Universidade de São Paulo

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bolsista, Capes/Proex (88887.706111/2022-00).

Referências

Fontes documentais

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Discos e CDs

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CARTOLA, Agenor de Oliveira. Tempos idos. Rio de Janeiro: RCA Records, 1977. LP Verde que te quero rosa, faixa 6, duração 3’36”.

CARVALHO, Joubert. Tahi – Prá você gostar de mim. Rio de Janeiro: Victor, 1930. Disco 78 rotações, intérprete Carmem Miranda, no CD dos 500 anos, faixa 13, duração 3’14”.

GUERRA, Gregório de Matos. Marinícolas. [S.l.]: Gravadora Independente, 1999. Retirado do CD Teatro de descobrimento, Faixa 12, Marinícolas/Marizápalos, artistas, Anna Maria Kieffer, Grupo Anima, artistas relacionados Ivan Vilela, no CD dos 500 anos, faixa 4, duração 2’02”.

GERSHWIN, George. An American in Paris. NYC: Victor, 1929. 2 discos, 78 rotações, intérprete Symphony Orchestra with George Gershwin, direction of Nathaniel Shilkret, recorded at Liederkranz Hall (Parts 1 thru 4), duração 16’.

JESUS, Clementina de. Cercar paca. Rio de Janeiro: Museu da Imagem e do Som, 1970. LP Clementina, cadê você?, faixa 10, no CD dos 500 anos, faixa 18, duração 2’09”.

DONGA; ALMEIDA. Pelo telefone. Rio de Janeiro: Odeon, 1917. Disco 78 rotações, intérprete Baiano, no CD dos 500 anos, faixa 15, duração 3’59”.

FERREIRA, Nelson. Vem frevendo (sic). Recife: Mocambo (José Rozemblit), 1957. LP Vem frevendo, faixa 1, intérprete Orquestra de Clube da Banda da Policia Militar de Pernambuco, regente Raimundo Santos, no CD dos 500 anos, faixa 14, duração 2’49”.

MARIANO, Olegário; CARVALHO, Joubert. De papo pro á. Rio de Janeiro: Victor, 1931. Disco 78 rotações, intérprete Gastão Formenti, no CD dos 500 anos, faixa 3, duração 3’10”.

MEDEIROS, Anacleto. Implorando. Rio de Janeiro: Kuarup, 1999. Retirado do CD Sempre Anacleto, Art Metal Quinteto & Banda de Câmara Anacleto de Medeiros, no CD dos 500 anos, faixa 10, duração 2’36”.

NAZARETH, Ernesto. Escovado. Rio de Janeiro: Odeon, 1930. Disco 78 rotações, no CD dos 500 anos, faixa 11, duração 2’23”.

PIXINGUINHA. Marreco quer água. Rio de Janeiro: Museu da Imagem e do Som, 1968. LP Pixinguinha 70, faixa 15, intérpretes Radamés Gnattali e Orquestra, no CD dos 500 anos, faixa 8, duração 3’13”.

SILVA, Ismael; BASTOS, Nilton. Se você jurar. Rio de Janeiro: Odeon, 1931. Disco 78 rotações, intérpretes Francisco Alves e Mário Reis, no CD dos 500 anos, faixa 16, duração 2’42”.

SINHÔ. Jura. Rio de Janeiro: Odeon, 1928. Disco 78 rotações, intérprete Mário Reis, no CD dos 500 anos, faixa 17, duração 3’03”.

TABORDA, Marcia. Canide Ioune. Rio de Janeiro: Museu da Imagem e do Som, 2001. Faixa 1, duração 3’33”.

Partituras

NAZARETH, Ernesto. Escovado. Rio de Janeiro: Música Brasilis, 1905. 1 partitura. Piano. Editoração Luciana Requião e Mônica Leme, revisão Alexandre Dias. Disponível em https://musicabrasilis.org.br/sites/default/files/en_escovado.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.

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Espaços virtuais consultados

Entre a Memória e a História da Música (USP): http://www.memoriadamusica.com.br/

Jornal da USP – Universidade de São Paulo: https://jornal.usp.br/

Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB): https://immub.org/

Instituto Moreira Sales (IMS): https://discografiabrasileira.com.br/

Portal Musica Brasilis: https://musicabrasilis.org.br/

Plataforma YouTube: https://www.youtube.com/

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Publicado

2023-12-01

Edição

Seção

Dossiê História e Culturas Sonoras

Como Citar

MACEDO, Bruno Tavares Magalhães. Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001). Revista de História, São Paulo, n. 182, p. 1–26, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199968. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968.. Acesso em: 26 dez. 2024.

Dados de financiamento