Liberdade profissional em medicina e reforma do ensino através da trajetória de Faustino Ribeiro Júnior em São Paulo (1910-1914)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.208109Palavras-chave:
Faustino Ribeiro, práticas de cura, exercício da medicina, liberdade profissional, reforma do ensinoResumo
Analiso parte da trajetória de Faustino Ribeiro Júnior, um renomado curador paulista na primeira década do século XX que alçou voos significativos na primeira metade da década de 1910. Aproveitando uma mudança na legislação, por conta da chegada de Hermes da Fonseca à Presidência da República, Faustino conseguiu diploma para exercer legalmente a medicina. Discuto a Reforma do Ensino de 1911 e como ela impactou no sensível tema da liberdade profissional que atravessou toda a República e ganhou fôlego com a chegada de um presidente militar que flertava com o positivismo. A trajetória de Faustino possibilita reflexões sobre os dilemas enfrentados pela jovem República e como os sujeitos envolvidos naquele processo, médicos, juristas e políticos lidaram com tais dilemas.
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